Pages

Labels

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A arte de escrever

Fonte: Google. Sem informações de autoria.

Dentre as competências e habilidades que o mundo universitário nos exige está a aptidão para a escrita. Compete ao graduando elaborar sínteses, artigos científicos e uma diversidade de outros textos para que obtenha aprovação ao longo de sua trajetória acadêmica. O que muitos se perguntam é como escrever bem e como ter inspiração na hora de juntar as palavrinhas para produzir o sentido almejado.
Em primeiro lugar, é preciso saber qual é o seu objetivo e qual será o conteúdo do texto. A partir daí, seria interessante anotar suas principais ideias em um papel, a fim de fazer um roteiro ou mapeamento de sua escrita. Quando der inicio ao texto, concentre-se.  Para que a atenção não se disperse, procure um ambiente tranquilo, onde suas ideias fluam. Escrever geralmente é um ato solitário e que requer um momento de reflexão.
Pensamos o tempo todo e, muitas vezes, em nossa vida diária temos ideias ricas, dignas de registro. É indicado parar por um momento e escrever nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Das impressões que temos sobre o mundo que nos cerca podem surgir grandes textos.
Um dos principais entraves na hora de escrever é o medo de não escrever bem. Entretanto, só vamos aprender treinando e frustrando-nos com nossa escrita. Em outras palavras: aprendemos a escrever, escrevendo. No entanto, só teremos subsídios para isso se tivermos uma rotina de leitura, pois esta é imprescindível para nosso desenvolvimento intelectual. Além disso, vale utilizar nossa criatividade para dar um caráter original e um estilo próprio a nossa escrita.
Escrever é a arte de aprimorar nossas ideias e transmiti-las a alguém. Procure seguir estas dicas e treinar sua escrita para que, então, você tenha admiração por ela e, consequentemente, tenha sucesso em sua vida acadêmica.

Referência: http://pensador.uol.com.br/frase/Njk2OTA5/


            Viviane Peter Casser
            Graduanda do curso de Psicologia da FURG.

0 comentários:

Postar um comentário